O clima está esquentando ou esfriando?

O clima de uma região é caracterizado pela variabilidade espacial e temporal. A variabilidade temporal do clima é um dos principais fatores para a sustentabilidade humana e ambiental. As pessoas e o ambiente tendem a se adaptar à variabilidade sazonal, que é a mudança do clima dentro do ano. Esta variabilidade mostra que, por exemplo, num clima quente as chuvas ocorrem no verão, num clima tropical o período mais seco ocorre no inverno e num clima temperado as chuvas ocorrem no inverno e as secas no verão. Na maioria das regiões do Brasil, o período chuvoso vai de outubro a abril, e o seco ocorre no restante do ano. Existem regiões, no entanto, como o Rio Grande do Sul, onde o clima tende a ser temperado, e Santa Catarina, que não mostra sazonalidade definida devido à transição climática.

A variabilidade interdecadal é pouco conhecida e tem uma influência muito grande na sustentabilidade de uma região específica do planeta. Os modelos climáticos utilizados para prever as mudanças climáticas não conseguem reproduzir esta variabilidade. Existem vários indicadores do Pacífico e do Atlântico que procuram caracterizar o comportamento da variabilidade climática, como o PDO (Pacific Decadal Oscillation) e o NAO (North Atlantic Oscillation), que determinam a situação da temperatura média do oceano em determinadas áreas. A série do PDO tem mostrado ciclos de 30 anos de períodos frios e quentes, que se correlacionam com as vazões do Sul e Sudeste do Brasil.

Num artigo recente, o prof. Easterbrook apresentou um artigo onde questiona os resultados de aquecimento pela emissão de gases e mudanças climáticas, e mostra que na realidade o aquecimento dos trinta anos, de 1976 a 2005 (com um desvio de aproximadamente 3 anos), é uma fase quente do PDO e que a tendência futura é de esfriamento do Pacífico e não de aquecimento. Prevê que estamos entrando na fase fria, que ocorrerá até cerca de 2030, passando depois para a fase quente novamente (veja as previsões na figura abaixo). O autor menciona que os dados da NASA já mostram este esfriamento.

Este parece um forte questionamento aos resultados do IPCC quanto às mudanças climáticas, não significa que as mesmas não estão ocorrendo, mas que seus efeitos podem ser menores que esta variabilidade natural. Como os modelos climáticos não captam estes efeitos, a dúvida existe e dependerá de mais pesquisas sobre o assunto para que tenhamos melhor entendimento deste complexo processo. Dificilmente a natureza se repete como as projeções da figura abaixo, mas pode ser uma especulação de tendência. Como podem ver o título desta matéria ainda não tem uma resposta definitiva, mas muita especulação.

Figura. Projeção da temperatura global para o próximo século baseado no ciclo de aquecimento e esfriamento dos últimos séculos.

  • Projeção A = baseado que a próxima fase fria será similar ao período de fase fria de 1945-1977.
  • Projeção B = baseada na ideia de que a próxima fase fria será similar à fase fria de 1880 a 1915. O ciclo quente de 2030 a 2060 é baseado na projeção do período quente de 1977 a 1998 e a fase fria de 2050 a 2090 é baseada novamente na fase fria de 1945 a 1977. Easterbrook (2008).

Acesse o artigo completo de Don Eastbrook.

 

About Prof. PhD Carlos E. M. Tucci

Engenheiro civil, MSc, PhD, professor aposentado do IPH-UFRGS, sócio-fundador da Rhama Consultoria Ambiental. Autor de mais de 300 artigos científicos, livros, capítulos de livros. Experiência de mais de 40 anos na área, com atuação junto a empresas e entidades nacionais e internacionais como: Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA, Itaipu, entre outros. Premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences.

4 Comments

  1. Missao Tanizaki

    Uma série de Fatores devem se considerados na questão das Mudanças Climáticas.

    O Efeito Estufa é um dos Fatores, cuja teoria é correta, mas ela pode não ser determinante, pois outros fatores podem agir no sentido oposto podendo, até, produzir Esfriamento do Planeta Terra.

    Dependendo da intensidade de cada um dos demais Fatores, como os seus sentidos, a Resultante poderá ser favorável ou desfavorável ou seja poderá diminuir ou aumentar a Temperatura do Planeta Terra.

    ALERTA: se o Planeta Terra , de FATO, está ou não esfriando, não podemos abandonar todos os Trabalhos, até então, desenvolvidos, pois a POLUIÇÃO do Planeta Terra não envolve apenas os Gases de Efeito Estufa e está destruindo continuamente o Meio Ambiente & Biodiversidade nos Continentes & ÁGUAS MARINHAS, sem VOLTA por envolver muitos processos IRREVERSÍVEIS, podendo apresentar Resultados CATASTRÓFICOS, pois o EFEITO DOMINÓ pode ocorrer e ele é DEVASTADOR – A Equipe BR do AGUAPÉ tem ALERTADO o Brasil & Mundo.

    Para COMBATER as Questões da POLUIÇÕES há muitos Cidadãos Brasileiros atuando em Diversas Frentes, mas na Frente da Equipe BR do AGUAPÉ , a ÚNICA que Complementa os Trabalhos de todas essas Diversas Frentes, a Proposta ÚNICA porque recomendamos Produção & Industrialização do AGUAPÉ que, esse AGUAPÉ, ainda é considerado por Muitos Mal Informados, como uma “Grande PRAGA”, mas que na realidade é o Recurso Natural ÚNICO capaz de Promover O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    O AGUAPÉ é ÚNICO porque, com a sua Produção, em Grande Escala, podemos Produzir Biomassa o suficiente para Reverter as Degradações do Meio Ambiente & Biodiversidade, Re-Carbonizando o SOLO ESTÉRIL & Pobre em Matéria Orgânica, podendo, também, ser utilizada, em Grande Escala, para SUBSTITUIR todo Petróleo & Derivados utilizados pela HUMANIDADE.

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  2. Missao Tanizaki

    Está CHUVENDO muitas INFORMAÇÕES na INTERNET & AGUAPÉ

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Muitas informações sobre o AGUAPÉ está circulando na INTERNET e isso nos leva a acreditar que conseguiremos as nossas Merecedoras Colheitas de muitos Bons Frutos porque empenhamos ESFORÇOS para isso.

    Temos recomendado à cada um dos Interessados pelo AGUAPÉ empenhar uma pouco mais de ESFORÇOS, dando ênfase na QUESTÃO da SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, PESQUISADORES, Fiscais Federais Agropecuários, Associações / Cooperativas de Produtores Rurais, entre outros.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem apresentado, nos Meios de Comunicação, em especial na INTERNET que, através dessa SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira o BRASIL conseguirá dar um Grande SALTO no seu Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    NOTA 01: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas. e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA 02: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  3. Missao Tanizaki

    Cidadãos & Pesquisadores deste Brasil

    A SOLIDADRIEDADE é FUNDAMENTAL para obtermos BONS RESULTADOS – OS RESULTADOS SUSTENTÁVEIS ! ! ! ! ! ! !

    Através da SOLIDARIEDADE podemos desenvolver PESQUISAS com mais OBJETIVIDADE, menor CUSTO e com maior RAPIDEZ – não se esqueçam que a situação SOCIAL deste BRASIL há muito tempo cobra por mudanças de atitudes / posturas dos Cidadãos Brasileiros, em especial os “Servidores do ESTADO”, onde incluo os Políticos, Pesquisadores e Funcionários Públicos.

    Quando se descobre que o AGUAPÉ é um FANTÁTICO RECURSO NATURAL (*) precisamos preocupar com a ORGANIZAÇÃO da PRODUÇÃO BRASILEIRA do AGUAPÉ e isso sugere que devemos trabalhar para Regulamentar a Produção do AGUAPÉ e estabelecer Padrão Oficial de Qualidade – POC do AGUAPÉ & DERIVADOS (Normas de Identidade e Qualidade / Padrão Comercial) certo que facilitará a Comercialização no Mercado Interno & Internacional, como outras medidas necessárias para iniciar a Implementação da Produção do AGUAPÉ no Brasil.

    (*) a Equipe BR do AGUAPÉ acreditou e conseguiu dar o 1º PASSO SUTENTÁVEL – obter o RECONHECIMENTO da Importância do AGUAPÉ perante a Sociedade Brasileira.

    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita no 2º PASSO SUSTENTÁVEL: está certo que o AGUAPÉ terá fáceis Aplicações Imediatas, sem maiores DIFICULDADES – o AGUAPÉ pode ser utilizado na ADUBAÇÃO dos SOLOS AGRÍCOLAS promovendo AVANÇO FANTÁSTICO na Agropecuária ORGÂNICA (SAÚDE para a Sociedade Brasileira) e como um Importante Ingrediente para Ração Animal, capaz de FREAR a MOCULTURA da SOJA.

    NOTA: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    Existem algumas DIFICULDADES para MUITOS, mas com a UNIÃO (Soma de Esforços) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, Pesquisadores e Funcionários Públicos, conseguiremos mais rapidamente as SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS para todos os Interessados pelo AGUAPÉ, certo que poderemos BENEFICIAR MELHOR os Cidadãos Brasileiros de Norte a Sul deste BRASIL CONTINENTAL.

    Depois desse 2º PASSO SUSTENTÁVEL a Equipe BR do AGUAPÉ acredita que surgirá um LEQUE FANTÁSTICO de necessidades imediatas de Milhares de Pesquisas, mas só obteremos RESULTADOS SUSTENTÁVEIS (OBJETIVIDADE, menor CUSTO e maior RAPIDEZ) se for preservado o ESPÍRITO de SOLIDARIEDADE & UNIÃO.

    Dê um BASTA ao Corporativismo “Burro” – NÃO é SUSTENTÁVEL ! ! ! ! ! ! !

    NOTA 01: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – caso o MUNDO não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  4. Missao Tanizaki

    Porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ ? ? ? ? ? ?

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Apresento abaixo algumas DICAS para os Produtores Rurais do porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ:

    Além de contribuir para a Preservação do Meio Ambiente, VOCÊ poderá ter uma Produção de 250 a 400 ton / ha / ano de AGUAPÉ, sem DESPESAS com Preparo do SOLO / ADUBAÇÃO / DEFENSIVOS, e pode fazer uso, muito rapidamente, sem maiores dificuldades – logo após 3 – 5 meses a partir do início da sua produção.

    Veja abaixo como e onde aplicar o AGUAPÉ:

    1) Adubo VERDE – o AGUAPÉ, pré-triturado ou não, pode ser distribuído diretamente no Solo Agrícola, visando Incorporação de Matéria Orgânica & Minerais. Uma ADUBAÇÃO de Boa Qualidade que sai quase que a CUSTO ZERO.

    2) Produção de Farelo do AGUAPÉ & Adubo Líquido do Sumo do AGUAPÉ. Um Excelente Insumo para Produção Agropecuária (ORGÂNICOS) – Esses dois ISUMOS podem ser produzidos, também, quase que a CUSTO ZERO.

    3) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado para Produção de BioFertilizante & Biogás, também quase que a CUSTO ZERO – As Cooperativas & Empresas que já utilizam BioDigestão de Dejetos podem ampliar sua Produção / LUCROS dos referidos Produtos, utilizando o AGUAPÉ que sai quase que a CUSTO ZERO.

    4) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado sem grandes dificuldades por quem atua com Produção de Papel – Mercado Interno & Externo. O AGUAPÉ é a Matéria Prima que sai quase que a CUSTO ZERO, apresentando Produtividade muitíssimo superior que as usuais alternativas – isso já é adotado na CHINA.

    5) Para aqueles que atuam na Produção Industrial de Ingredientes / Alimentos Processados, podem, também, Produzir Farinha do AGUAPÉ que poderá se tornar num Importante Ingrediente para Melhorar a Dieta Alimentar visando o combate da Carência Mundial do TRIPTOFANO & Outras Necessidades NUTRICIONAIS, com boas possibilidades de EXPORTAÇÃO – com custo da BIOMASSA quase que a CUSTO ZERO.

    6) Existem Milhares de Aplicações para o AGUAPÉ – a Demais Aplicações só terá sentido depois que já tiverem sido Implementadas Milhares de Pequenas Barragens e nelas forem Implementadas a Produção do AGUAPÉ – muitas PESQUISAS já foram iniciadas precipitadamente e isso NÃO é BOM para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    CUSTO: Custo da Implementação de uma Pequena Barragem, entre outros que requer para o Manejo, Colheita e Processamento.

    LUCROS: com a Produção do AGUAPÉ VOCÊ pode ter sua Matéria Prima quase que a CUSTO ZERO – VOCÊ pode estimar facilmente os seus FABULOSOS LUCROS.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – Caso a População Mundial não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS que NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”, em Progressão Geométrica.

    NOTA 01: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *