Oportunidades em recursos hídricos: emprego ou pós-graduação?

Nesta época do ano, muitos alunos de graduação de final de curso, das diferentes engenharias, geologia, geografia, e outras graduações que pensam em atuar em recursos hídricos e meio ambiente necessitam encaminhar a decisão se irão para o mercado de trabalho ou se candidatar a um programa de pós-graduação. Esta é uma decisão muito pessoal, mas o texto desta semana tem a finalidade de colocar alguns elementos que possam ajudar a sua decisão.
O mercado de hidrologia e Recursos é bastante difuso e pode ser encontrado como parte de diferentes projetos nas áreas de: energia (hidrelétricas), transporte (navegação, rodovias, etc), saneamento, meio ambiente e na gestão de recursos hídricos. O conhecimento é interdisciplinar e necessita ter espaço para um conhecimento amplo em diferentes assuntos que vão da economia, direito, engenheiro, biologia, química, física, etc. Na realidade é necessário ter um conhecimento mais profundo relacionado com a graduação de cada profissional e buscar conhecimento inter-relacionado e ter a mente aberta para trabalhar com colegas de diferentes áreas. Algumas disciplinas são essenciais em recursos hídricos como Hidrologia, Hidráulica, Matemática, Estatística e conhecimentos básicos de química e biologia. Infelizmente o conhecimento adquirido nas graduações é bastante fragmentado e geralmente não integra uma formação adequada na área, mas está relacionado com especificidades da formação. O conteúdo de graduação em recursos hídricos é muito pobre e sempre que possível é recomendável buscar um melhor caminho na pós-graduação. Para atuar na área, o profissional necessita uma pós-graduação ou conhecimento adquirido junto a profissionais ou empresas no mercado.
É comum alunos que estão terminando a graduação falarem: “Vou fazer a pós-graduação quanto tiver experiência”. Infelizmente é uma realidade pouco objetiva, já que depois de alguns anos, a proporção das pessoas que estão trabalhando retornarem para a pós-graduação em tempo integral é pequena, ou quando fazem é em tempo parcial, o que geralmente acaba sendo desenvolvido de forma limitada. Meu conselho é que o melhor momento é logo após a graduação, já que a pessoa está embalada a continuar a estudar.
Se você se decidiu a procurar trabalho e não fazer a pós-graduação, o mercado na área tem um componente estatal muito forte, principalmente relacionado com as agências nacionais, estaduais e empresas de estado. As empresas privadas geralmente trabalham para estas empresas de estado. No setor privado existem empresas de base de grande e médio porte na área de infra-estrutura e serviços como mineração que não dependem do estado. O mercado de consultoria tem pouco emprego e mais trabalho por produto que é bom para quem já tem experiência de mercado e pouco promissor para quem está começando. No entanto, em cidades com mercado maior, o emprego na área de engenharia está com demanda muito forte nos últimos anos e um número pequeno de profissionais com experiência em recursos hídricos. Um mercado permanente é o de licenciamento ambiental de obras de infra-estrutura ou obras de forma geral, onde o conhecimento de recursos hídricos e sua relação com meio ambiente é valorizado.
Não existe regra geral, mas sempre é recomendável planejar seus próximos anos examinando as alternativas nas quais você poderá estar daqui cinco anos. Estabelecer metas e encaminhá-la ao longo tempo, caso contrário você ficará ao sabor da sorte ou do azar!
Na semana próxima vamos discutir algumas recomendações na escolha do curso de pós-graduação, orientador e pesquisa.

About Prof. PhD Carlos E. M. Tucci

Engenheiro civil, MSc, PhD, professor aposentado do IPH-UFRGS, sócio-fundador da Rhama Consultoria Ambiental. Autor de mais de 300 artigos científicos, livros, capítulos de livros. Experiência de mais de 40 anos na área, com atuação junto a empresas e entidades nacionais e internacionais como: Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA, Itaipu, entre outros. Premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences.

10 Comments

  1. Paulo Cezar

    Parabéns Tucci, gostei da discussão, sou estudante de Gestão Ambiental – UERN, e estou desenvolvendo minha pesquisa sobre inundções urbanas, e que por sinal você esta me ajundado bastante com suas publicações, agradecido. Te acompanho sempre pelo blog.
    Abraço

  2. Maiko Alves de Castro

    sou do Centro Academico de Engenharia Ambiental e nos temos interesse em contar com o Sr em um evento na PUC-Go, o Sr pode nos indicar como?

    Prezado Maiko

    Agradeço o convite, mas minha agenda está muito cheia por todo o segundo semestre com viagens relacionados aos contratos que estou desenvolvendo. Quando houver uma oportunidade em Goiânia eu aviso.

    Atenciosamente
    Prof. Tucci

  3. Mauro Mendes

    Bom dia Tucci,
    Estou formando esse ano em Eng. Ambiental e estou pensando em fazer pós-graduação em recursos hidricos, como ta o mercado de trabalho para esse profissional?
    Parabéns pela matéria!!!

    A pós-graduação deve ajudá-lo a consolidar a sua formação e melhor entender o mercado. O mercado de trabalho nas empresas de maior porte pode ser importante principalmente em algumas áreas relacionadas com a engenharia ou biologia. No mercado privado de empresas pequenas e média está mais difuso e o mercado é mais de prestação de servios tercerizados. Sugiro fazer a pós-graduação e prestar algum serviço tercerizado para buscar entender seu espaço.

  4. Carla M Caruso

    Adorei! Estou terminando meu mestrado em Administração com foco em recursos hídricos e refletindo sobre o mercado de trabalho e próximos passos, sua matéria me foi muito útil, assim como seus artigos para minha tese! Parabéns!

  5. Fabio H. Azevedo

    Bom dia Tucci,

    Estive ontem em um seminário de Drenagem com o Eng.° Plínio Tomaz, Eng.° Márcio Pacheco entre outros.
    O Eng.° Pacheco comentou que o Sr. está recrutando alunos para mestrado sobre o assunto coeficiente de runnoff.
    Gostaria de participar deste projeto.

  6. Nádia Vieira

    Olá Tucci!
    Estou pensando em fazer o curso de Ciências Ambientais, existe um bom mercado de trabalho para o profissional? Sempre pensei em um mestrado na área de recursos hídricos.
    Obrigada!

  7. Marcos

    Tucci, existe um curso de graduação que contempla todas as disciplinas que o senhor mencionou no texto, é o curso de Engenharia Hídrica, criado pela Universidade Federal de Itajubá, pioneira também na área de Engenharia Elétrica no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *