Hidrologia I

O ensino e a pesquisa de Hidrologia tem passado por várias transformações. Quando publicamos em 1993 o livro “Hidrologia : Ciência e Aplicação” e depois atualizamos alguns dos capítulos anos depois, tínhamos como objetivo apresentar a Hidrologia voltada para o ensino tradicional de várias graduações, além de ser utilizado na pós-graduação. Tenho usado o livro na pós-graduação para complementar o conhecimento da graduação, ampliando aspectos dos capítulos (atualmente em aulas específicas).
O livro já atingiu mais de 11 mil cópias vendidas. A atualização de um texto desta dimensão (quase mil páginas) com vários autores tem sido um desafio. Como ainda não conseguimos este feito, pretendo neste espaço, colocar uma série de comentários sobre alguns capítulos, juntamente com material complementar que desenvolvemos. Este é o primeiro texto da série.
Espero que isto ajude os alunos e leitores que prestigiam este livro desde o seu lançamento. Gostaria de receber comentários e correções dos capítulos do livro.
O nosso objetivo de curto prazo é lançar um livro complementar com texto teórico reduzido, mas com maior quantidade de exercícios sobre o assunto, tratando mais dos aspectos práticos de hidrologia, necessário a Gestão de Recursos Hídricos e ao Planejamento e Projeto.
O ensino de hidrologia na graduação ocorre em disciplinas específicas ou inseridas dentro outras disciplinas principalmente em engenharia civil, sanitária e ambiental na agronomia e na geografia. A ênfase do conteúdo está relacionada com a graduação no qual está inserida e muitas vezes o quanto professor conhece cada capítulo. Na pós-graduação observa-se este conhecimento não é tratado em algumas áreas de recursos hídricos, o que limita muito a capacidade da análise integrada da água.
Infelizmente a graduação e parte da pós-graduação brasileira tem sido medíocre em matemática, estatística e línguas (herança de um desastre decidido na década de 70 pelos nossos educadores), com a formação muitas vezes centrada em regras de reproduzir conhecimento (”receitas de bolo”) do que seu real entendimento.
Em Hidrologia mais do que entender os processos para dar respostas, pois o universo de análise e resultado é infinito, é necessário entender que existem três fatores fundamentais: (a) a quantidade de informações; (b) o menu de métodos disponíveis; (c) e a finalidade do seu resultado. Geralmente em muitas disciplinas do conhecimento o profissional projeta o seu sistema e não necessita do primeiro item, somente dos dois restantes (por exemplo, a viga de um edifício) . O que diferencia as ciências naturais e a engenharia relacionada, é que antes de tudo é necessário entender o sistema no qual se assentam os desenvolvimentos, para buscar um resultado adequado ambientalmente. Portanto, não existe “regra de bolo”, mas soluções consistentes de problemas que se baseiam em entendimento dos sistemas e do conjunto de métodos disponíveis que também variam de acordo com os objetivos. O melhor uso destas informações é que nos torna um profissional qualificado.

Informação:
O livro que publicamos em 1995 entitulado “Drenagem Urbana”, está esgotado e temos recebido várias demandas. O livro necessita também de atualização e as editoras não pretendem imprimir cópias deste livro. Neste sentido a cópia eletrônica (CD) do mesmo será comercializada através do site da Rhama.

About Prof. PhD Carlos E. M. Tucci

Engenheiro civil, MSc, PhD, professor aposentado do IPH-UFRGS, sócio-fundador da Rhama Consultoria Ambiental. Autor de mais de 300 artigos científicos, livros, capítulos de livros. Experiência de mais de 40 anos na área, com atuação junto a empresas e entidades nacionais e internacionais como: Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA, Itaipu, entre outros. Premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences.

20 Comments

  1. Thauler

    Prezado Professor Tucci,

    moro em Brasília-DF e estou procurando o livro de sua autoria “Hidrologia – ciência e aplicação” e não o acho para compra.
    Saberia informar onde encontrá-lo ou como fazer para conseguí-lo?
    Certo da compreensão,

    Atenciosamente,

    Thauler

  2. Layrton Ferreira

    Saudações Prof. Tucci

    Meu nome é Layrton Ferreira, sou Eng. Agrônomo com mestrado em Produção Vegetal no Semi-Árido e atualmente tenho trabalhado com a docência e gostaria de saber, como faço pra me atualizar na área da hidrologia, de forma a poder trabalhar com este conteúdo! Existe algum curso rápido em algum lugar no país ou um curso técnico que forneça essa formação? Desde já agradeço a atenção!

    Layrton Ferreira

  3. Joana

    Professor,

    Preciso comprar seu livro “Hidrologia: ciência e aplicação” mas não consigo achá-lo para vender e gostaria de saber qual a última edição do livro. Sou mestre em Ciência Florestal na área de Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas e seu livro sempre foi minha base, porém nunca tive a oportunidade de comprá-lo por desconhecer onde é realizada sua venda.

    Desde já fico muito agradecida!

    Joana

    Existem as seguintes opções:

    1. solicitar a livraria cultura;

    2. solicitar para abrah@abrh.org.br ou no fone 51 33086652

    3. solicitar junto a rhama em http://www.rhama.net para Adriana.

    Nos dois últimos casos você deverá depositar o dinheiro do: preço do livro + custo do correio (varia com tipo solicitado, sedex, correio comum ou registrado). Para os residentes em Porto Alegre, pode ser adquirido na ABRH que fica no Instituto de Pesquisas Hidráulicas – Campus UFRGS na Av. Bento Gonçalves, 9500.

    Qualquer dúvida entre em contato novamente. devemos em breve agilizar a venda de livros pela rhama.

  4. Daniela Nascimento

    Caro prof. Tucci,

    Sou engenheira civil e funcionária da Eletrosul (Fpolis – SC), e tenho muito interesse em adquirir o livro Hidrologia: ciência e aplicação de sua autoria. Já procurei em várias livrarias, onde me informaram que a edição está esgotada… O sr. poderia me informar se há ainda algum exemplar deste livro disponível para aquisição? Sou a responsável pela verificação dos estudos hidrológicos de USINAS HIDRELÉTRICAS de propriedade da Eletrosul e, em conversa com vários hidrólogos, a indicação do seu livro foi unanimidade.

    Um abraço e obrigada pela atenção!
    Daniela Nascimento.

    O Livro não está esgotado. Você pode obter pela ABRH ou mesmo pela Rhama. Pela ABRH entre em http://www.ABRH.org.br e veja em livros como contactar e comprar o livro diretamente. Rambém pode ligar para a ABRH em 51 33086652. Caso tenha ainda dificuldade entre em contato com rhama@rhama.net.

  5. Augusto Impólito

    Olá Professor,

    Sou aluno do curso de engenharia civil e meu TCC, será sobre piscinões, gostaria de ajuda sobre bibliografia relacionado ao assunto. Como abordagem inicial irei falar sobre:

    1) Controle do uso do solo em área não sujeita a inundação
    2) Dispositivos individual para combate a inundação
    3) Modificações em canais e execução de galeria

    Qualquer material ou referência sobre o assunto será de grande ajuda.

    Att.

    Augusto Impólito.

    Este tema tem pouco material em literatura em português. O termo técnico para piscinão é detenção (detention storage) ou retenção (retention) quando possui lâmina d água. Você encontra um pouco sobre o assunto no meu livro “Inundações Urbanas”. Não é muito porque este não era o objetivo. Também encontra algum material em “Drenagem Urbana ” que está esgotado. No mais você pode encontrar em alguma publicação isolada (procure no google pelos nomes acima) ou em inglês com os termos: “retention or detention in stormwater” Você deve encontrar este material com detalhe em “stormwater manual” Nos Estados Unidos quase todas as cidades possuem.

    prof. Tucci

  6. Edwardes

    Gostaria de saber onde consigo os exercicios resolvidos do capitulo 11(escoamento superficial), do livro Ciencia e Aplicação terceira edição, do professor Carlos E. M. Tucci

    Não tenho publicado os exercícios do livro, lamento. No futuro pretendo colocar isto na internet, mas no momento ainda não tenho.

    Prof. Tucci

  7. Hina

    Olá Professor Tucci,

    sou estudante de Engenharia Ambiental e estou estudando Sistemas Hidráulicos e Sanitários, porém estou com dúvidas em alguns exercícios.
    Gostaria de saber se por gentileza é possível disponibilizar as respostas dos exercícios dos capítulos 10,11,12,14,16 e 21?

    Agradeço desde já.

    Atenciosamente,

    Hina

    De qual livro você está se referindo? Se for o de Hidrologia, não preaprei um material com solução dos problemas.

    Porf. Tucci

  8. Roberta

    Prezado Professor Tucci,

    Estou com dúvidas sobre o Método de regressão linear para preenchimento de falhas… (Livro Hidrologia – Cap 5)
    Quais materiais vc me indicaria para complementar o conteúdo do livro?

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    Roberta

    Os métodos de regressão linear para preenchimento de falha não devem ser utilizados para intervalo de tempo inferior que 15 dias pois podem produzir distorções. A regressão de baseia que existe uma relação entre os valores, mas o evento de chuva é dinâmico, podendo gerar diferentes relações. No entanto para um período maior poderá existir uma relação entre os valores. Existem muitos livros sobre regressão linear que você pode encontrar e não maiores preferencias. O que usei foi em inglês. O uso de regressão para preenchimento de chuva não conheço texto específico, mas talvez exista algo nos manuais de Organização Meteorológica Mundial que está em inglês. Veja no site da WMO e procure por Hydrometorologic Guide, provavelmente você poderá copiar.

    prof. Tucci

  9. Igo

    Professor, tenho o livro Hidrologia Ciência e Aplicação segunda edição, nele não consta alguns assuntos que preciso. Poderia me indicar bibliografias com exemplos práticos e se possível que contenham exercícios?
    Segue abaixo em tópicos:
    DRENAGEM DE ESTRADAS: dispositivos, dimensionamento, projeto.
    CONTROLE DE EROSÃO: disciplinamento de águas pluviais, dispositivos de proteção, dissipadores hidráulicos.
    DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS DE DRENAGEM: Bueiros celulares.

    A literatura em português é muito pobre nestes conteúdos. Sugiro pesquisar na internet que existem manuais de entidades americanas e européias nos assuntos que podem ser copiadas sem custo. As palavras chaves para drenagem são : stormwater (drenagem) Road (estradas); stormwater erosion (controle da erosão de drenagem); design culvert and hydraulics of stormwater.

  10. Aline

    Prof. Tucci,

    Estou precisando do livro de sua autoria: Hidrologia: Ciência e Aplicação, mas não encontro para comprar em nenhuma livraria. O Sr. poderia indicar onde posso encontrá-lo?
    Obrigad

  11. Bruno

    Prof. Tucci,

    Neste período estou lecionando Hidrologia para uma turma de Engenharia Civil na UFRN.
    No intuito de uma formação de banco de questões e trazer mais aspectos práticos da Hidrologia (para melhor entendimento dos alunos), gostaria de perguntar sobre o livro complementar com texto teórico reduzido e maior quantidade de exercícios citado na postagem acima. Ele já se encontra disponível?
    Em caso afirmativo qual o título e como adquiri-lo?

    Saudações,
    Bruno

  12. Franciny Xavier

    Estou estudando o livro,
    Livro excelente para professores, entretanto para alunos pouco recomendo, o livro apresenta uma didática fraca , ensinando exercícios a serem resolvidos de uma forma mas na hora dos exercícios propostos se resolve de outra forma, utilizando ate mesmo formulas diferentes e não explicitadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *