Cabeceira do rio Nilo

Visitei Uganda na semana passada onde fica o Lago Vitória, nascente do rio Nilo (6400 km do mar). O Lago Vitória encontra-se próximo do Equador, em altitude pouco acima de 1000 m. É o segundo lago do mundo com cerca de 70 mil km2, representando quase toda a sua bacia. No balanço do lago um pouco mais de 80% da água é obtida da diferença entre Precipitação menos evaporação. Até a década 40 o Lago tinha uma saída natural, quando em 1947 iniciou a construção de uma barragem de energia (Owen Dam, atualmente Kiira) que mudou a saída do lago para comportas e turbinas. Esta barragem fica a jusante do local que restringia anteriormente o escoamento (que foi dinamitado) e permitiu a existência do Lago.
Em 1862 John Hanning Speke identificou a queda da nascente do Nilo (logo após a saída natural do Lago) e denominou de “Rippon Falls” nome do presidente da Socidedade Royal de Londres. (foto 2 do Obelisco do lugar e foto 1 a vista do rio). Nos próximos dias vou colocar mais algumas informações adicionais sobre esta região.
[photopress:IMG_0090_1.jpg,full,pp_image]
foto 1 – Rio Nilo
[photopress:foto1.jpg,full,pp_image]
foto 2 – Obelisco

About Prof. PhD Carlos E. M. Tucci

Engenheiro civil, MSc, PhD, professor aposentado do IPH-UFRGS, sócio-fundador da Rhama Consultoria Ambiental. Autor de mais de 300 artigos científicos, livros, capítulos de livros. Experiência de mais de 40 anos na área, com atuação junto a empresas e entidades nacionais e internacionais como: Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA, Itaipu, entre outros. Premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences.

8 Comments

  1. eu queria saber a onde fica a nascente do rio nilo e isso não esplica nada

    A nascente do rio Nilo documentada no texto fica a jusante do Lago Vitória em Uganda. O Lago Vitória é um lado de cerca de 80 mil km2 que possui contributário que representam apenas 15% da sua vazão, o restante depende do balanço precipitação x evaporação do Lago. Na década de 50 os ingleses que dominavam a região retiraram a restrição de escoamento que formou o Lago Vitória (justamente onde estão as fotos) e construiu uma hidrelétrica logo a jusante chamada Owen Dam. Esta hidrelétrica deve ser operada de acordo com a curva -chave natural que existia anteriormente, com base em acordo com o Egito. O trecho logo a jusante da barragem é considerada a cabeceira do Nilo.

  2. Aghatta

    Qual a nascente do rio Nilo

    A nascente do Nilo Branco (White Nile) é considerada como sendo logo após a saída do Lago Vitória em Uganda. O lago Vitória tem uma superfície da ordem de 70.000 km2 e uma bacia que contribui muito pouco para o lago. Foi criado por restrição geológica e o seu balanço depende (85%) da relação chuva x evaporação direta sobre o lago. Na década de 50 os ingleses dinamitaram a restrição geológica e construíram uma hidrelétrica (Owen Dam). Portanto, este trecho de jusante da barragem e um trecho logo a montante que fica entre a restrição geológica e a barragem construída foi considerada a cabeceira do Nilo, registrada em foto que tirei quando vistei a área (ver blog de dezembro de 2007).

    Prof. Tucci

  3. thiago

    onde fica a nascente do rio nilo ? estou fazendo uma pesquisa e não consigo achar

    Thiago

    O Rio Nilo é formado pelo White Nile (Nilo Branco) e pelo Blue Nile (Nilo Azul), que se unem no Sudão. A cabeceira do rio Nilo é muitas vezes considerada como sendo o Lago Vitória e sua saída na Owen Dam, mas na realidade o lago é alimentado por afluentes e o rio um dos rios mais a montante do Lago nasce em Ruanda na Floresta Nyungwe, que é considerado por alguns como a efetiva cabeceira do rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *