Rhama | Aprenda

Rhama | Aprenda

Uma área para trocar conhecimento e compartilhar experiências em meio ambiente, com material produzido e disponibilizado pelo Prof. PhD Tucci, sua equipe e convidados.

O valor da água

Estamos apresentando uma sequência de quatro artigos para tratar da sustentabilidade ambiental da água dentro de um contexto do uso doméstico urbano. Neste primeiro artigo será discutido o valor da água. Afinal, qual o valor da água? A água é finita, e apesar de as sociedades terem consciência sobre a …

Vazão sustentável da água

A água é finita, mas, apesar de as sociedades terem consciência sobre a consequência da sua falta para sobrevivência humana, elas têm tratado a água de forma inconsequente, com desperdício e com forte contaminação. Em grande parte do mundo em desenvolvimento, e mesmo em parte do mundo desenvolvido, a conservação …

Como funciona o financiamento da gestão de risco?

São vários os mecanismos de prevenção e mitigação de eventos de risco. No entanto, para sua efetivação são necessários fundos para implementá-los.  Os mecanismos econômicos podem ser obtidos por meio de seguro, tarifa dos serviços ou subsídios de proteção, como o sistema de calamidade pública, usado principalmente para mitigação parcial …

Fatores de risco e mecanismos da gestão dos recursos hídricos

Retomando um assunto tratado anteriormente, gostaria de destacar que os principais fatores de risco associados à gestão dos recursos hídricos estão relacionados a um ou mais dos seguintes elementos: (a) Aumento da demanda de água e poluição: usos consuntivos como irrigação, abastecimento da população e indústria, diminuem a quantidade de …

Evolução do blog

Caros leitores, como tudo na vida, o blog do Tucci também passou por algumas mudanças. Renovou-se e evoluiu.  O blog do Tucci agora integra toda uma área de partilha e desenvolvimento de conhecimento no site da Rhama. A área Aprenda, que pode ser visitada a partir daqui onde estamos ou …

Riscos nos recursos hídricos

Como não é possível prever com antecedência a disponibilidade hídrica em excesso ou em falta, além dos impactos dos desastres naturais, é necessário desenvolver um processo de prevenção aos riscos relacionados aos recursos hídricos. A gestão dos usos dos recursos hídricos, como abastecimento de água, irrigação, hidrenergia, navegação, inundações e …

Problemas de saneamento II

As maiores dificuldades de encontrar um saneamento sustentável quanto aos aspectos, econômicos, social e ambiental dependem de uma estrutura de gestão eficiente quanto a sua regulação e gestão. Alguns dos problemas identificados são: • A tarifa de saneamento é cobrada para água e uma proporção da tarifa da água é …

Problemas no saneamento I

Você conhece alguma cidade em país em desenvolvimento onde os rios que cruzam a cidade não estejam contaminados? Este é um cenário que demonstra que o saneamento das cidades não atende os seus objetivos de tratar os efluentes e manter os rios limpos. Estes resultados que qualquer pessoa pode observar …

Eventos críticos e resiliência

A infraestrutura desenvolvida para a sociedade se baseia numa probabilidade ou risco de ocorrência de eventos naturais, tanto para disponibilidade hídrica como para eventos extremos de inundações, além de acidentes. Como na vida de qualquer pessoa, assumimos um risco ao atravessar a rua, dirigir um carro, no tipo de alimentação, …