Rhama | Aprenda

Rhama | Aprenda

Uma área para trocar conhecimento e compartilhar experiências em meio ambiente, com material produzido e disponibilizado pelo Prof. PhD Tucci, sua equipe e convidados.

Gestão da outorga de água na seca

A gestão de recursos hídricos no Brasil tem uma oportunidade importante para evoluir com a seca que se entende em grande parte do país (Centro-oeste, Sudeste e Nordeste) nos últimos anos. Um dos principais instrumentos de gestão é a outorga do uso da água. Todos os problemas trazem embutidos oportunidades …

Efeitos da seca no Centro-oeste

A seca dos últimos anos no Centro–oeste, parte do Sudeste, Norte e Nordeste não é um processo recente e mostra características de variabilidade natural, mas pode ter componentes de mudança climática. Em parte destas regiões, como os rios Tocantins, São Francisco, entre outros (região acima de uma latitude no Brasil) …

ALGUMAS REFLEXÕES PARA PENSAR

Sobre a atitude em pesquisa ou estudo Qualquer pesquisa ou estudo inicia-se com a pergunta: qual a resposta que desejo ver respondida? Saber perguntar é a parte principal do trabalho. Nunca espere que o seu orientador diga o que tem que fazer, mas apresente as propostas e perguntas que deve …

Extinção do Departamento de Esgotos Pluviais

Águas pluviais é um assunto que as pessoas se lembram nos dias de chuvas e quando casas e ruas são inundadas, depois esquecem quando eventos críticos não ocorrem. Este é um dos serviços de saneamento básico previsto na lei de 2007 sobre o assunto, que tem o objetivo de desenvolver …

Gestão 20 anos após a “Lei das Águas”

Diferente do que muitos imaginam, a Lei de recursos hídricos não estabelece Planos para desenvolvimento da água. A Lei regula o uso da água, controla os impactos ambientais e faz a gestão de eventos extremos (segurança hídrica). O desenvolvimento dos usos da água é realizada pelos setores usuários.  Esta é …

O Brasil antes da Lei das Águas

Este ano completou 20 anos da Política Nacional de Recursos Hídricos, a Lei de Recursos Hídricos, no Brasil (Lei nº 9.433, de janeiro de 1997). Numa sequência de artigos, vamos discutir os diferentes elementos estabelecidos pela gestão e uma avaliação dos resultados. Esta legislação se mostrou moderna para época e …

Uma data para conectar as pessoas à natureza

É provável que tenhamos ouvido muitas vezes que “devemos preservar o meio ambiente”. Apesar de bastante óbvio, será que de fato colocamos esse dizer em prática? São inúmeras as campanhas feitas para conscientizar a população, governo e indústria a adotar medidas de preservação da natureza, em especial hoje, no Dia …

Tecnologias de gestão de recursos hídricos em Israel

Em países localizados em regiões áridas ou semiáridas, o abastecimento de água tende a ser mais escasso. Países como Israel são naturalmente mais propícios a sofrer com disponibilidade hídrica. Ao unir inovação e tecnologia, no entanto, a nação conseguiu encontrar uma solução para superar o déficit de água. Essa situação …

Problemas na drenagem urbana (Artigo 3 de 3)

A drenagem é o único serviço de saneamento que não gera receita! Entendemos que os problemas de drenagem não serão resolvidos e tendem a se intensificar caso não haja cobrança pelo serviço na forma de taxa. Atualmente, o serviço de drenagem recebe recursos do orçamento geral dos municípios, oriundo de …

Eficácia da drenagem nas cidades (Artigo 2 de 3)

É notório e evidente que o abastecimento de água é o mais relevante de todos os serviços de saneamento básico. A água é essencial para a vida. Não poderíamos viver um dia sem água potável. Também, no entanto, nossa existência gera resíduos que, na cidade, acumulam-se em grandes volumes e …