Rhama | Aprenda

Rhama | Aprenda

Uma área para trocar conhecimento e compartilhar experiências em meio ambiente, com material produzido e disponibilizado pelo Prof. PhD Tucci, sua equipe e convidados.

Conceitos da drenagem urbana (Artigo 1 de 3)

Esta será uma sequência de 3 artigos, onde destacaremos alguns pontos que resumem os obstáculos e desafios para melhorar a gestão da drenagem urbana e manejo de águas pluviais. São questões físicas, econômicas e institucionais que tornam a tarefa de evitar inundações (devido à urbanização) mais difícil do que deveria …

Saneamento de Porto Alegre

Porto Alegre completou 245 anos de história no último domingo, dia 26 de março. Gostaríamos de aproveitar a data para ressaltar algumas melhorias no saneamento e desenvolvimento sustentável que a cidade tem apresentado nos últimos anos. Em especial, podemos destacar os cuidados para a melhora da qualidade das águas do …

Avaliação do uso da água (Artigo 4 de 4)

No artigo anterior determinou-se que a demanda total de água dentro de um ciclo sustentável é obtida pela soma da demanda direta, vazão virtual para desenvolvimento de produtos e vazão sustentável que o ambiente tem que usar para subsidiar a sociedade quando não ocorre o tratamento de efluentes. A demanda …

Uso total da água (Artigo 3 de 4)

O uso da água depende de uma demanda que possui vários componentes. Atualmente entende-se que a demanda da água “direta” é o uso da água nas residências e prédios, que chamamos aqui de Qd. Recentemente, John Anthony Allan introduziu o conceito de água virtual (no Brasil este conceito tem sido …

Falhas do saneamento – (Artigo 2 de 4)

No passado, a água era fornecida de poços e levada à jusante por redes de condutos mistos. Com o aumento da concentração de população, as águas dos poços passaram a transmitir doenças como tifo e cólera. No final do século XIX e até cerca de 1970, no século XX, a …

O valor da água (Artigo 1 de 4)

Estamos apresentando uma sequência de quatro artigos para tratar da sustentabilidade ambiental da água dentro de um contexto do uso doméstico urbano. Neste primeiro artigo será discutido o valor da água. Afinal, qual o valor da água? A água é finita, e apesar de as sociedades terem consciência sobre a …

Como funciona o financiamento da gestão de risco?

São vários os mecanismos de prevenção e mitigação de eventos de risco. No entanto, para sua efetivação são necessários fundos para implementá-los.  Os mecanismos econômicos podem ser obtidos por meio de seguro, tarifa dos serviços ou subsídios de proteção, como o sistema de calamidade pública, usado principalmente para mitigação parcial …